tipminer

tipminer - Chuva pesada está prevista para hoje em várias áreas; saiba onde

NOVA SEMANA

tipminer - Chuva pesada está prevista para hoje em várias áreas; saiba onde

Veja como fica o tempo em todo o país nesta segunda-feira

chuva
Foto: Pixabay

Confira as condições do tempoe veja onde pode ter chuva neste início de semana em todas as regiões do Brasil.

Sul

Pancadas de chuva podem se espalhar por Santa Catarina e pelo Paraná nesta segunda-feira (5), mesmo que de forma isolada e com baixos acumulados na maioria das cidades.

A chuva só deve ganhar força no leste e no norte paranaense, devido a instabilidades em altos níveis da atmosfera. Há chance de ocorrência de transtornos pontuais, como alagamentos.

Enquanto isso, a semana vai começar seca, ensolarada e muito quente em todo o Rio Grande do Sul.

Sudeste

Pancadas de chuva são esperadas em todo o estado de São Paulo, inclusive com volumes significativos e risco de temporais com ventos, raios e granizo. As responsáveis por essa condição são a atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera e as altas temperaturas, que servem como combustível para os temporais.

Em pontos isolados do Rio de Janeiro e da metade sul de Minas Gerais também são esperadas chuvas rápidas e bem menos expressivas. Nada que deva gerar grande preocupação por enquanto.

Nas demais áreas do Sudeste, o tempo é firme.

Centro-Oeste

A chuva se espalha por boa parte da região, por conta da formação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. As pancadas voltam, inclusive, a atingir Mato Grosso do Sul, após dias secos e muito quentes. Isso acontece graças à formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, que pode gerar temporais e volumes elevados em quase todo o estado.

Volumes expressivos persistem na metade norte de Mato Grosso e no sul de Goiás, enquanto que nas demais áreas da região a chance de chuva é menor.

Nordeste

As pancadas não dão trégua ao Maranhão e a pontos isolados do Piauí, devido a instabilidades tropicais que podem gerar volumes em torno de 30 mm.

Já nos demais estados, a chance de chuva é menor e, se acontecer, será de maneira isolada e pouco volumosa.

Grande parte do sertão e do agreste continua seco e muito quente.

Norte

Instabilidades tropicais fazem com que sejam esperadas pancadas de chuva em quase toda a região. Existe alerta para volumes elevados em várias partes dos estados, com potencial para transtornos relacionados a alagamentos e erosão do solo.

De modo geral, volumes acima de 20 mm podem ser registrados. Há, no entanto, um alerta especial para o oeste do Acre e o sudoeste do Amazonas, onde são esperados de maneira pontual volumes acima de 90 mm em um pequeno intervalo de tempo, o que pode gerar fortes danos e prejuízos.

Sair da versão mobile
tipminer Mapa do site