5gbet1

PARABÉNS À CIDADE

5gbet1 - Agricultura urbana transforma paisagem cinza de São Paulo no aniversário de 470 Anos

Plano Diretor da cidade destaca que apenas 1/3 da área é considerada rural

Nesta quinta-feira (25), a cidade de São Paulo celebra seus 470 anos, sendo o maior município do Brasil em tamanho e população, abrigando mais de 11 milhões de habitantes. Tradicionalmente conhecida como uma selva de pedras, a metrópole cinza vem testemunhando a ascensão da agricultura urbana como uma força transformadora.

Com cerca de 25% da população total do estado, São Paulo enfrenta desafios urbanos significativos. O Plano Diretor da cidade destaca que apenas 1/3 da área é considerada rural, deixando amplo espaço para iniciativas que promovam a vegetação e melhorem a qualidade de vida. Nesse contexto, a agricultura urbana surge como uma aliada essencial.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o 5gbet1 no WhatsApp!

O decreto presidencial nº 11.700, de setembro de 2023, estabeleceu o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, visando potencializar a produção nas grandes cidades e combater a insegurança alimentar. Em São Paulo, iniciativas como a implantação de hortas urbanas em edifícios vêm se destacando. A Lello, uma das maiores administradoras de condomínios do país, iniciou em 2023 a implementação de hortas urbanas em prédios, com o objetivo de criar três mil espaços dedicados ao cultivo de hortaliças, inspirando ações semelhantes em toda a cidade.

Além disso, São Paulo conta com exemplos inspiradores, como o Shopping Eldorado, que desde 2012 mantém uma horta de seis mil metros quadrados no topo do empreendimento. O shopping também possui uma usina de compostagem que processa trinta toneladas de resíduos para serem utilizadas na horta. Essas iniciativas não apenas transformam a paisagem da cidade, mas também geram benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A nutricionista e pesquisadora Mayra Barata destaca o potencial da agricultura urbana não apenas para abastecer a população com alimentos saudáveis, mas também para promover mudanças nos padrões de consumo, gerar renda e desenvolvimento local, e ter efeitos positivos no meio ambiente.

No aniversário de São Paulo, a cidade demonstra que, mesmo sendo uma das mais populosas e complexas do mundo, a conexão entre as pessoas, a natureza e a vida urbana pode ser harmoniosa, indicando um futuro mais sustentável e verde para a metrópole.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o 5gbet1 no Google News.

Sair da versão mobile
5gbet1 Mapa do site