Mega roleta

Rebanho Gordo

Gliricídia tem 24% de proteína bruta e gera ganho de peso em animais

Veja o trabalho da Embrapa de Aracaju para incentivar o uso da leguminosa que acrescenta muito ao ganho de pesoNa penúltima reportagem do quadro Rebanho Gordo, veja o trabalho feito pela Embrapa de Aracaju para incentivar o uso da gliricídia, uma leguminosa que acrescenta muito ao ganho de peso dos animais. A planta faz parte também das práticas sustentáveis do projeto Sistema Agropecuário Sustentável (Siagros), que transfere tecnologias de convivência com a seca para pequenos produtores do Estado de Sergipe.​

Vagem extraída da algaróba é ingrediente energético para ração

De origem peruana, a planta chegou ao Brasil na década de 1940 e, por ser pouco exigente em água, se adaptou bem ao solo seco do NordesteA vagem extraída da árvore chamada algaróba, comum na região Nordeste, é ingrediente para a formulação de farelo usado como ração para animais. A planta é polêmica na região: alguns acreditam que se trate de uma invasora da caatinga e que cause intoxicação no rebanho. Na prática, no entanto, a algaróba é fonte de renda para muitas famílias, além de alimentar várias espécies.  

Confinamento a pasto é alternativa para ganho de peso diante da estiagem

Quadro mostra uma solução para manter o ritmo de desempenho dos animais fora do confinamento tradicionalA estiagem deste ano foi além do esperado e as chuvas ainda estão longe do ideal para o período. Mas algumas alternativas podem ser adotadas para manter o ritmo de ganho de peso no confinamento, quando as chuvas chegarem com intensidade suficiente para a manutenção das pastagens. Conheça o confinamento a pasto, no quadro Rebanho Gordo desta semana.

Pastagens cultivadas com azevém são uma boa alternativa para o inverno

Gramínea forma um dos cardápios mais nutritivos para o gado e fornece um ganho de peso muito acima da média em pastagens extensivasNo período de inverno, o pecuarista gaúcho precisa se preparar para a dormência dos campos nativos. E para evitar que os animais percam peso nesse período, uma boa alternativa é o cultivo das pastagens de inverno, basicamente formadas por azevém e consórcio entre gramíneas e leguminosas. Este é o tema de mais uma reportagem do quadro Rebanho Gordo.

Integração lavoura-pecuária ajuda a eliminar o capim annoni das pastagens

Além de ser uma planta fibrosa com poucos nutrientes, o annoni pode machucar a boca do animal e atrapalhar a engordaO capim annoni é uma das pragas mais conhecidas pelos pecuaristas do Rio Grande do Sul e já causou prejuízo em muitas fazendas. Mas algumas técnicas de controle têm se mostrado eficiente no combate à planta.Na região da Campanha gaúcha, municípios brasileiros que fazem fronteira com o Uruguai, para todos os lados que se olha têm, no mínimo, há um pasto tomado pelo capim annoni.

Conheça o novo projeto que promove pecuária e preservação nos pampas

Esforço conjunto do Estado gaúcho com a Emater é destaque do Rebanho Gordo desta semanaA pecuária extensiva, principal atividade econômica da Campanha gaúcha, se beneficia da abundância de forragens nativas: o Pampa é o bioma campestre mais biodiverso do planeta. Historicamente, a média de ganho de peso no estado com os animais se alimentando em campo nativo é de 60 quilos por hectare ao ano. Entretanto, o RS Biodiversidade, programa da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), está ajudando o pecua

Aveia é opção para abastecer a forrageira no inverno

Complementado com milho, o grão rende bem no confinamentoO Estado do Paraná é o segundo maior produtor de aveia do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul: são mais de 60 mil hectares cultivados com a lavoura, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra do inverno de 2014. Alimento energético e proteico, o grão entra na dieta do gado substituindo parte do milho. No confinamento da Fazenda São Jorge, no município de Farol (PR), o último lote de engorda comeu em torno de meio quilo do grão por dia.

Mega roleta Mapa do site