marathonbet

Aliança da Soja

marathonbet - Levantamento aponta queda no índice de vigor vegetativo da soja em MT

Esse é o menor índice dos últimos dez anos; umidade do solo está maior que ano passado, mas fica abaixo da média historia

O índice de vigor vegetativo da soja já instalada em Mato Grosso nesta safra 2021/22 registrou queda de 13,6% quando comparado ao índice da última década. O levantamento é da Geosys Brasil, empresa de soluções para agricultura. Apesar disso, os dados mostram que o volume de umidade do solo está maior do que no ciclo 2020/21.

De acordo com o engenheiro agrônomo Moses Ramos, essa baixa se deve à baixa umidade do solo, que está abaixo da média histórica. “A precipitação está em torno de 28% e a umidade do solo é cerca de 11% menor, quando olhado o percentual de área plantada até o momento”, comenta.

O monitoramento na fase inicial de cultivo é importante para acompanhar o desenvolvimento da cultura. “A gente consegue avaliar as condições de boa implantação do cultivo que vão refletir, se as condições climáticas se mantiverem em condições ideais, o potencial produtivo e condições para soja expressar todo o seu potencial”.

Situação no Paraná e Rio Grande do Sul

De acordo com Ramos, o estado do Paraná registrou boas concentrações de chuva nos últimos dias e está acima da média. Já no Rio Grande do Sul, o solo está com condição de umidade menor, quando comparado com a média histórica. A exceção é no sudoeste do estado onde ocorreram chuvas nas últimas semanas.

Expectativa de safra da soja

Apesar de ainda ser cedo para projetar o resultado desta temporada de soja 21/22, Ramos acredita que a umidade do solo abaixo da média histórica e o menor vigor vegetativo dos últimos dez anos em Mato Grosso – maior estado produtor – não deve impedir que a colheita nacional da oleaginosa alcance altos volumes.

“O que a gente consegue avaliar nesse momento é que as condições de umidade do solo e os volumes de precipitações estão favoráveis para um bom estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura. Então, mantendo essa condição no decorrer do ciclo, tudo se configura em um cenário bastante favorável para uma boa expressão e potencial produtivo da soja”, finaliza.

marathonbet Mapa do site