dafabet

PATINANDO

dafabet - setor sofre com taxa de juros e incertezas econômicas

Receita do segmento registra baixa de 24,4% em abril, em relação ao mês anterior, de acordo com levantamento da Abimaq

O setor de máquinas e equipamentos registrou queda de quase 20% na receita em abril, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

No caso das máquinas agrícolas, a queda foi ainda maior, chegando a 24,4% em relação ao mês anterior.

As exportações tiveram queda de 13,9% no mês, mas registraram alta de 8% no acumulado do ano. Já as importações de máquinas agrícolas recuaram 41,4% em abril e 76% no acumulado do ano.

Máquinas agrícolas: queda na receita e nos postos de trabalho

Além disso, os postos de trabalho na indústria brasileira de máquinas diminuíram quase 1%, com mais de 2.500 demissões em abril.

De acordo com a Abimaq, o setor de máquinas agrícolas vem registrando queda desde o último semestre do ano passado, pelas incertezas políticas e econômicas enfrentadas pelo país. A alta na taxa de juros também impactou o mercado.

A entidade espera uma melhora no fechamento do mês de maio, pela disponibilização da linha de crédito dolarizada e as vendas na Agrishow, feira de tecnologia agrícola realizada em Ribeirão Preto (SP). Há ainda uma expectativa de antecipação do lançamento do novo plano safra para a primeira quinzena de junho.

Alta nas exportações no acumulado do ano

Apesar da queda nas exportações e importações de máquinas agrícolas em abril, o acumulado do ano apresenta alta de 8% nas exportações. Já as importações recuaram 76% no acumulado do ano.

A diretora-executiva da Abimaq, Cristina Zanella, destaca que as incertezas políticas e econômicas afetam não só o setor agrícola, mas também outros setores da economia. Ela ressalta que a antecipação do Plano Safra pode dar um respiro ao setor.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o dafabet no Google News.

dafabet Mapa do site