vulkanvegas

vulkanvegas - Duas nuvens de gafanhotos se movimentam na Argentina; confira localizações

Rural Notícias

vulkanvegas - Duas nuvens de gafanhotos se movimentam na Argentina; confira localizações

Temperatura elevada tem favorecido o deslocamento dos insetos; uma das nuvens continua nas proximidades com o Brasil, mas a segunda está mais distante

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou que a nuvem de gafanhotos se deslocou da província de Corrientes para Entre Rios e está a 100 quilômetros da fronteira com o Uruguai. Em relação às notícias sobre uma possível chegada da nuvem ao Brasil ainda nesta semana, o Ministério da Agricultura esclareceu que não há ocorrência de fatores que favoreçam a entrada.

De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Gourlat, até o momento seguem mantidas as previsões de que os insetos vão continuar se movimentando rumo ao sul. “Isso significa que a previsão que nós tínhamos da nuvem descendo em direção ao Uruguai está se confirmando. Ela está próxima ao Brasil, mas não há previsão de entrada nos próximos dias”, falou.

A equipe técnica do Ministério da Agricultura, em Brasília, mantém-se em alerta juntamente com as superintendências federais de Agricultura e os órgãos estaduais de Defesa Agropecuária em ambos os estados e em permanente contato com o Senasa, para o monitoramento do deslocamento da segunda nuvem de gafanhotos que estava no Paraguai e também chegou à Argentina.

“A outra nuvem de gafanhotos ingressou na província de Formosa nesta segunda e, nesta terça, se deslocou 80 quilômetros na direção Sul, o que representa aproximadamente 715 quilômetros das nossas fronteiras”, disse o fiscal estadual agropecuário Juliano Ritter.

Sair da versão mobile
vulkanvegas Mapa do site