bet365

TECNOLOGIA

bet365 - Startup paulista propõe o uso de drones para erradicar o mosquito causador da dengue

Projeto recebeu apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)

bet365 - Startup paulista propõe o uso de drones para erradicar o mosquito causador da dengue
Foto: Fapesp

Umatecnologia inicialmente voltada para o controle biológico de pragas agrícolas pode se tornar uma aliada no combate aos mosquitos transmissores de doenças urbanas, como o Aedes aegypti. Desenvolvida pela empresa Birdview, localizada em São Manuel, interior de São Paulo, em parceria com a Embrapa Instrumentação, a solução despertou o interesse de empresas produtoras de Aedes aegypti estéreis no Brasil, visando a erradicação de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika. O projeto recebeu apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

A tecnologia consiste em um sistema modular de liberação e embalagem integrado a drones, que realiza a soltura controlada de insetos adultos em áreas demarcadas, minimizando danos e estresses. Inicialmente utilizada para combater pragas agrícolas, a solução agora pode ser empregada nas áreas urbanas, liberando Aedes aegypti machos e estéreis para acasalamento com fêmeas, reduzindo a população do inseto transmissor de doenças.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o bet365 no WhatsApp!

Ricardo Machado, cofundador da Birdview, destaca que a tecnologia pode diminuir a população de mosquitos, contribuindo para o controle de doenças. O projeto ainda está em fase experimental, buscando parcerias com criadores de insetos estéreis, que assumiriam os custos do serviço. A empresa, que já realizou mais de 15 mil voos para a liberação de biodefensivos em lavouras, agora busca expandir sua atuação para áreas urbanas.

A Birdview participou da 25ª edição do Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia (PIPE Empreendedor). O programa visa aproximar a universidade do mercado, estimulando startups a validarem projetos com modelos atrativos para o mercado. A tecnologia da Birdview, além de contribuir para o controle de mosquitos transmissores de doenças, pode ser utilizada para lançar sementes visando a restauração de florestas.

O projeto ainda está em fase experimental, e a empresa busca parcerias para viabilizar a iniciativa, avaliando custos e prazos para que a intervenção tenha o efeito desejado.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o bet365 no Google News.

bet365 Mapa do site