rivalry

ÁGUAS DE JANEIRO

rivalry - Chuva acima da média aumenta umidade do solo no Nordeste

Em dezembro, o armazenamento de água no solo na região estava abaixo de 30%

chuva acima da média, solo úmido, nordeste, bahia
Foto: EyeEm/Freepik

A chuva acima da média em janeiro melhorou o armazenamento de água no solo em grande parte da região Nordeste, principalmente na Bahia.

O levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta terça-feira (6).

chuva acima da média, solo úmido, nordeste, bahia
Comparativos de armazenamento de água no solo | Foto: Divulgação/Inmet

De acordo com o Inmet, o armazenamento de água no solo na região estava abaixo de 30%, (tons em vermelho e laranja nos mapas) em dezembro.

No mês seguinte, o valor ficou próximo de 100% (tons em azul nos mapas) em grande parte da região, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

O aumento considerável de água no solo ajudou, mesmo que de forma pontual, municípios brasileiros que apresentavam baixa condição de armazenamento entre novembro e dezembro e contribuiu para o setor da agricultura.

Chuva excessiva

O Inmet informou ainda que algumas cidades tiveram volumes expressivos de chuva, como Vitória da Conquista, no sudoeste da baiano que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm.

Já no município da Barra, na região Oeste, o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm.

Ainda segundo o Inmet, o aumento da chuva ocorreu devido ao posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul.


Quer participar do rivalry Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

rivalry Mapa do site