Bacará Ao Vivo

Bacará Ao Vivo - Abiove defende aumento da mistura do produto com oferta reduzida de diesel

Agricultura

Bacará Ao Vivo - Abiove defende aumento da mistura do produto com oferta reduzida de diesel

De acordo com economista-chefe da entidade, é preciso apostar em fontes alternativas ao produto mineral para que o Brasil continue sendo abastecido

Na última semana, o Ministério de Minas e Energia informou que o estoque de diesel S10, o mais comercializado no Brasil, seria capaz de garantir o suprimento do país por apenas 38 dias, se as importações do combustível cessassem naquele momento. Diante desse cenário de oferta mais restrita de diesel, o setor de biodiesel tem apontado uma alternativa: a elevação da mistura do biocombustível ao diesel.

De acordo com o economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Amaral, quando o governo anunciou que seria vetado o aumento gradual da mistura de biodiesel ao diesel em 2022, que chegaria a 14% a partir de março, a entidade teria alertado que isso prejudicaria o abastecimento brasileiro.

“O biodiesel é um componente importante para o abastecimento e segurança energética brasileiros. Nesse sentido, dada a crise que se apresenta agora, com dados da própria Petrobras e do governo, mostrando a escassez e a dificuldade de importação de diesel mineral, o setor mais uma vez se coloca à disposição para contribuir com o país para fornecer biodiesel e então garantir o abastecimento de um produto tão importante”, diz Amaral.

Sobre a competitividade do preço do biodiesel brasileiro, frente ao diesel mineral, o economista afirma que é preciso ter em mente que o valor médio reportado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) talvez não fosse o mesmo se estivesse sendo praticada a paridade de importação.

Além disso, ele sustenta que, ao se falar em um produto em escassez, é natural que seu preço reflita essa condição. “Ou seja, nós estamos falando hoje de um produto com dificuldade de obtenção, portanto, o preço dele vai ser muito maior do que o atualmente praticado. Dada a dificuldade de obtenção do produto, nós precisamos rapidamente obter fontes alternativas ao diesel mineral importado para que o Brasil continue sendo abastecido”, afirma.

“É preciso colocar no devido contexto um produto que aparentemente tem uma oferta com maior dificuldade, o óleo diesel mineral – palavras até das próprias indústrias do setor-, versus um produto hoje que está disponível, que tem tudo a oferecer ao Brasil, inclusive essa tranquilidade no abastecimento. Portanto, esse preço do biodiesel reflete um produto de maior qualidade e maior disponibilidade”, conclui Amaral.

Sair da versão mobile
Bacará Ao Vivo Mapa do site