boin8

DIRETO AO PONTO

boin8 - Soja pode ganhar selo garantia da produção sustentável aos moldes do algodão

Na avaliação do assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, o país possui potencial para ampliar ainda mais sua área de produção

Asojapode ganhar um selo de garantia da produção sustentável, assim como o algodão com o Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o Better Cotton Iniciative (BCI), que garantem o mais puro algodão, aliado às melhores práticas trabalhistas. Tal certificação pode auxiliar no aumento da produção brasileira e nas exportações.

O assunto é um dos temas do programa Direto ao Ponto, que nesta semana conta com a presença do assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Ernesto Augustin.

“O Brasil é o que é no algodão, porque fez o selo e começou com o selo trabalhista. Estou trabalhando junto com a Abrapa, a Embrapa e com o RTRS para pegar o selo do algodão, o ABR, e [vendo uma forma de] incorporar na soja”.

Conforme Augustin, o produtor que possuir o selo pode obter inúmeras vantagens, entre elas redução de taxas de juros em linhas de financiamento.

Direto ao Ponto Carlos Ernesto Augustin selo algodão e soja
Foto: boin8 Mato Grosso

Carbono zero e novas áreas de agricultura

No algodão o próximo passo, de acordo com o assessor especial do Mapa, o próximo passo é a produção de algodão carbono zero.

“O Brasil com o algodão com o selo está há um passo de ser o maior exportar da fibra do mundo. Passou a Austrália e está beirando com os Estados Unidos. Rastreabilidade é um negócio fantástico. E, como estamos na soja? Estamos à zero. Então, nós temos que fazer esse trabalho”.

 

+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do boin8 Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile
boin8 Mapa do site