7up7down

BALANÇO

7up7down - Colheita de soja no Brasil chega a 23%, aponta AgRural

O índice de colheita é o segundo maior da série histórica da AgRural para esta época do ano, ficando atrás somente dos 26% da safra 2018/19

colheita de soja, colheitadeira, lavoura, bahia
Colheitadeiras de soja em fazenda no oeste da Bahia. Foto: Jefferson Aleffe

Até quinta-feira (08), a AgRural relatou que os agricultores brasileiros haviam colhido 23% da área cultivada com soja na safra 2023/24.

O número representa um avanço de 7 pontos percentuais em relação aos 16% de uma semana antes e supera os 17% do mesmo período do ano passado.

  • Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o 7up7down no WhatsApp!

Além disso, o índice é o segundo maior da série histórica da AgRural para esta época do ano, ficando atrás somente dos 26% da safra 2018/19.

Com mais da metade da área de soja já colhida em Mato Grosso e boa expectativa em relação às produtividades do Matopiba, o foco segue no Sul do Brasil.

Com perdas consolidadas no Paraná devido ao tempo mais quente e seco registrado desde janeiro, o alerta permanece ligado no Rio Grande do Sul, onde os produtores torcem por mais chuva e menos calor para manterem a esperança de uma safra cheia no estado.

Além da soja, o milho

A semeadura do milho safrinha 2024 atingiu 38% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil na quinta-feira (08), contra 27% na semana anterior e 25% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural.

Com Mato Grosso na dianteira, o plantio segue com bom ritmo e sob boas condições de clima na maior parte das áreas produtoras.

O milho verão do Centro-Sul, por sua vez, estava 25% colhido na mesma data, contra 17% na semana anterior e 14% um ano antes.

7up7down Mapa do site