slotbetc

MECANIZAÇÃO

slotbetc - Ministro pede à China instalação de fábrica de máquinas agrícolas no Brasil

Atualmente, 30 equipamentos agrícolas de pequeno porte fabricados na China estão passando por testes no Rio Grande do Norte

maquina agrícola, China, trator
Foto: Divulgação/Embaixada da China

Durante a solenidade de testagem de máquinas agrícolas chinesas em Apodi, Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (2), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, convidou o embaixador da China, Zhu Qingqiao, a instalar uma fábrica no país.

Em seu discurso, o ministro Teixeira destacou a importância da mecanização para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil e a necessidade de ampliar o acesso dos agricultores a máquinas e equipamentos adequados à realidade local.

“Este é o momento pra convidar o embaixador da China a instalar uma empresa produtora de máquinas agrícolas para que consigamos dar um salto na mecanização dessa agricultura pungente, potente e nordestina que ensina o Brasil e o mundo a trabalhar nesse contexto de mudanças climáticas”, disse Paulo Teixeira. 

Oembaixador Zhu Qingqiao se mostrou receptivo ao convite e destacou o interesse da China em fortalecer a parceria com o Brasil na área da agricultura.

“Nós temos uma meta comum de promover ainda mais a mecanização, a prosperidade para todos e, em seguida, ampliar para as áreas de comercio, investimentos, social, ciência, tecnologia e inovação e trazer benefícios para todo o povo de todas as regiões e de todas as camadas sociais”, afirmou o embaixador.

Máquinas agrícolas da China

Atualmente, 30 equipamentos agrícolas de pequeno porte fabricados na China estão passando por testes no Rio Grande do Norte.

O primeiro contêiner chegou no dia 16 de janeiro, com 14 máquinas, entre trator de esteira, cultivador, plantadeira, colheitadeira e semeadoura de alta precisão, além de equipamentos como arado de disco e um reboque para trator.

“É apenas o começo dessa parceria para incrementar a mecanização da agricultura familiar, responsável pela maior parte dos alimentos que chega à mesa do povo brasileiro, principalmente do Nordeste, responsável por mais de 50% dessa produção”, afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

O acordo, fechado entre brasileiros e a Universidade Agrícola da China, prevê um período de testes para identificar os itens do maquinário que se adaptam ao dia a dia da produção em território nacional.

slotbetc Mapa do site